Mês passado quando fiz o primeiro lançamento do meu mais novo livro (O Livro do Líder Completo), minutos antes de iniciar minha palestra dei uma olhada no facebook pelo smartfone e me deparei com a seguinte mensagem postada por uma pessoa:
“O meu líder é como uma nuvem, quando ele desaparece tudo fica mais claro.”
Na verdade este líder comentado na frase acima não é um líder, ele deve ser no máximo um chefe e provavelmente daqueles com um nível de autoritarismo insuportável.
Chefes na maioria das vezes apenas mandam fazer e normalmente com um tom de voz e palavras inadequadas, com isto eles não envolvem os seus funcionários na execução das tarefas, portanto estes sofrem na sua chefia.
Líderes antes de mandarem, inspiram, isto é, mostram com clareza o propósito da tarefa tanto para a organização quanto para o próprio liderado, apresentando para ele os benefícios pessoais e profissionais na execução de um trabalho bem feito. Acredite, quando o líder “gasta” um pouco mais de tempo demonstrando estes benefícios as pessoas se engajam muito mais e tendem a trabalhar com mais entusiasmo e energia, pois eles tem prazer em trabalhar com o seu líder.
Toda vez que o seu liderado sofre ao trabalhar com você ele o considera uma nuvem que ao ir embora deixa o ambiente mais tranquilo e mais prazeroso.
Quer conhecer um pouco mais a estratégia INSPIRAR, e com isto fazer com que os seus liderados se comprometam mais com o trabalho? Disponibilizo no link a seguir o primeiro capítulo do meu livro onde detalho mais esta estratégia: Acesse este link para download
Até a próxima.
Ricardo Piovan é palestrante e consultor organizacional. Diretor da Portal Fox, empresa especializada em consultoria organizacional, Coaching e treinamentos. Coordenador dos treinamentos Liderança Assertiva e Sprint Leader.